Mais um pleito da Firjan atendido: Avenida Portuária está aberta ao tráfego

10/05/2021 | FIRJAN

O acesso rodoviário para caminhões entre a Avenida Brasil, na altura de Manguinhos, ao portão 32 do Porto do Rio de Janeiro ficou mais fácil. Em 28/4, foi aberta ao tráfego a Avenida Portuária, obra que faz parte dos investimentos da Ecoponte, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói (BR-101).

A construção deste acesso rodoviário prioritário ao Porto do Rio de Janeiro é um antigo pleito da Firjan e consta no Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025, documento que reúne soluções propostas dos empresários para melhorar a infraestrutura, a produtividade e a competitividade do território fluminense.

Com 3,2 km de extensão, a Avenida Portuária tem 2,5 km de trecho compartilhado com a Alça de Ligação da Ponte com a Linha Vermelha (RJ-071). Com duas faixas de rolamento, sendo uma para cada sentido, a via será exclusiva para veículos comerciais, sem permissão para carros de passeio, motos e coletivos. Segundo o Ministério da Infraestrutura, a estimativa de tráfego é de 2,6 mil veículos diariamente.

Considerado de grande importância para a infraestrutura portuária, o empreendimento foi uma das exigências previstas no novo contrato de concessão da Ponte Rio-Niterói, firmado entre o governo federal e a atual concessionária. O novo trecho pretende melhorar o acesso terrestre ao Porto do Rio de Janeiro, além de ampliar a segurança viária e a fluidez do tráfego.

Leia a matéria na íntegra.

chevron_leftvoltar