Firjan lança publicação e debates em Jornada ESG para pequenas e médias empresas

17/09/2021 | FIRJAN

Atenta para a importância da adoção dos critérios ambientais, sociais e de governança, a Firjan IEL está realizando a Jornada ESG para pequenas e médias empresas. “O tema não é uma moda, é uma certeza. Com essas práticas, vamos construir o melhor para o Rio. A pandemia reforçou o quanto a gestão integrada dessas questões colabora para o mercado atual”, salientou Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan, no Seminário Executivo sobre o tema, em 15/09.

Vice-presidente do CIRJ, coordenador do GTE ESG da Firjan e diretor de Relações Governamentais e Institucionais da VW Caminhões e Ônibus, Marco Saltini lançou a publicação “Critérios e Métricas ESG para a Indústria”, produzida a partir das ações do grupo, que reuniu executivos de 12 empresas. O GTE compartilhou conhecimento em painéis sobre o tema no Aquário Casa Firjan e realizou uma pesquisa.

“Mapeamos as tendências em 64 empresas, o que foi um dos pilares para as propostas e estratégias apresentadas na publicação. Isso vai permitir a todos se estruturarem para adotar esses critérios”, reforçou Saltini. Segundo ele, a Firjan demonstra aderência aos cuidados com a base empresarial. “Estimula que a gente se conecte com os temas atuais que fazem a sociedade se movimentar. O ESG é um deles”, pontuou.

Caetano, por sua vez, anunciou a criação do Conselho Empresarial ESG da Firjan. “A sociedade não aceita mais corporações que não estejam atentas aos impactos gerados por suas atividades no Rio, no Brasil e no mundo. Investidores consideram cada vez mais os riscos ESG antes de fechar negócios”, complementou.

Capacitação em ESG para associados

A Jornada tem um segundo passo, a capacitação empresarial que começa em outubro. “O objetivo hoje foi plenamente alcançado: estimular a base empresarial para melhorar sua gestão. O trabalho precisa ser continuado e agora é a capacitação gratuita para associados Firjan. Vamos esclarecer dúvidas, ensinando a fazer e colocando a mão na massa”, convidou Caetano.

Palestrante do seminário, Raquel Maia, CEO da RM Consulting e conselheira administrativa da Vale, Banco do Brasil, CVC e Grupo Soma, contou que tem percebido a vontade dos líderes das empresas em implantar o processo de transformação, seguindo os critérios ESG. “A grande empresa é referência e dita regras. Mas as médias e pequenas têm que procurar parcerias estratégicas para se abrir à inclusão social e a desenvolver ações sustentáveis”. Raquel, que faz parte de uma estatística de 0,4% de mulheres negras presidentes de empresas globais no Brasil, luta para aumentar esse percentual, inclusive com um projeto próprio de capacitação para esse grupo.

A forma de adesão de pequenas e médias empresas (PMEs) à gestão ESG foi comentada por Sonia Consiglio Favaretto, especialista em Sustentabilidade e pioneira em ODS pelo Pacto Global da ONU. “O líder da empresa deve buscar conhecimento sobre o tema, pode ser pela internet e inclusive nessa publicação lançada pela Firjan. É uma questão estrutural, tem que começar no trato dos funcionários e dos fornecedores”.

Rosana Avolio, diretora de Relações com Investidores da Braskem, falou sobre o ESG na cadeia produtiva e mostrou como a petroquímica vem tratando do tema há mais de 10 anos. Segundo Rosana, a governança é um pilar para as ações. A Braskem incentiva o engajamento dos fornecedores nas práticas ESG. Já Paulo de Castro, sócio fundador e diretor de Comunicação da Cerveja Praya, apresentou como o ESG pode ser aplicado em PMEs. A cervejaria tem certificações ambientais e vem comprando crédito de carbono para compensar as emissões da produção.

capacitação exclusiva para associados será feita em cocriação com o Instituto Ethos e terá seis encontros on-line e ao vivo de 15 de outubro a 26 de novembro. As aulas serão expositivas, com apresentação de casos de sucesso e atividade prática. A coordenação será de Mariana Kohler, graduada em Administração de Empresas e mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ.

Para assistir ao seminário, aberto a todos, e se inscrever na capacitação exclusiva, acesse: https://jornadafirjaniel.firjan.com.br/esg-aovivo.

Leia na íntegra.

chevron_leftvoltar