Cenário energético brasileiro: confira atualização com análise da Firjan

13/08/2021 | FIRJAN

A previsão desta semana do ONS (Operador Nacional do Sistema), órgão responsável pela operação do sistema interligado nacional (SIN), para o nível dos reservatórios do Sudeste/Centro Oeste continua preocupante. A estimativa do órgão é que esses reservatórios, responsáveis por 70% da capacidade de geração hídrica do Brasil, cheguem ao fim do mês de agosto com apenas 21,1%, situação mais crítica do país. Para o Sul é estimado 24,6%, para o Nordeste de 48,5% e para o Norte 74%.

Permanecem acionadas todas as termelétricas disponíveis, o que elevou o patamar da geração térmica para 2.901 R$/MWh. As condições de melhoria com a vacinação e retomada da atividade econômica contribuem para um crescimento de 3,8% no consumo total do país, comparado ao mês de agosto de 2020.

O governo finalizou essa semana a consulta pública sobre a proposta de redução voluntária da demanda pelas indústrias. A Firjan contribuiu ao propor que o programa flexibilize regras para que mais indústrias possam participar e que a remuneração do deslocamento da demanda não seja realizada através de encargo na conta de luz e sim através de recursos alternativos, evitando, dessa forma, onerar ainda mais a conta do consumidor.

Leia na íntegra.

chevron_leftvoltar